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Create Date | 17 de Janeiro de 2018 |
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Tipo: Dissertação de mestrado
Título: Relação entre professor e família: um estudo sobre alunos bolivianos e nordestinos na escola pública
Autor: Elbio Miyahira
Ano: 2015
Resumo:
O trabalho pretende analisar através de uma perspectiva sociológica a escolarização de alunos provenientes de camadas populares de uma comunidade carente da zona oeste da cidade de São Paulo, filhos de famílias imigrantes (bolivianos) e migrantes (nordestinos). Mais especificamente, pretende analisar como os professores entendem a participação da família no desempenho escolar desses alunos. Verifica as expectativas que os professores possuem quanto à participação da família no processo de escolarização dos filhos e se estas estão alinhadas aos resultados de pesquisas já realizadas. Também analisa as condições das famílias em atenderem a estas exigências e as ações dos professores para contornarem eventual incapacidade delas em cumprirem os seus desejos. Trabalha com a hipótese de que os professores possuem uma ideia impossível de ser atendida pelas famílias no processo de escolarização de seus filhos e que não levam em consideração esta dificuldade no seu trabalho pedagógico, assim como não consideram a cultura e a história do aluno imigrante/migrante. Como referencial teórico, emprega os conceitos de Ação Pedagógica Primária e Secundária e Trabalho Pedagógico Primário e Secundário de Bourdieu e Passeron (2013). Utiliza os conceitos de Sayad (2010) quanto ao apagamento da identidade do imigrante/migrante ao esquecer sua história no processo de adaptação à nova cultura e quanto a necessidade de uma análise do processo de imigração que vá além dos fatores econômicos, envolvendo aspectos culturais e políticos. Para coleta de dados, elaborou-se questionários e entrevistas semiestruturadas empregados junto às famílias de camadas populares provenientes do nordeste e da Bolívia e com os professores.
Palavras chaves: ação pedagógica; imigrantes e migrantes; família-escola; visão de professores.